Como usar incenso de resina para obter benefícios e energia positiva — Guia completo
Você sabe como usar um incenso de resina?
Diferentemente dos incensos de vara ou cone, o incenso de resina possui maior concentração dos aromas devido à sua origem na extração de gomas de plantas diversas. Apesar de simples, seu modo de uso depende de algumas etapas.
Neste guia completo e exclusivo, a Natureza Divina ensina como usar o incenso de resina de modo a obter todos os benefícios e energizar de maneira positiva um ambiente. Continue no guia e saiba tudo!
Para que serve a resina no incenso?
O incenso de resina é um produto natural utilizado há milênios em diversas culturas ao redor do globo, possuindo objetivos variados que abarcam desde práticas devocionais e ritualistas até a meditação individual.
Por isso podem ser adotados de maneira coletiva, provocando estados de reflexão, relaxamento ou vivência em grupo. Do mesmo modo, possibilitam a reflexão subjetiva e o exercício da vida espiritual da pessoa, por meio de práticas de contemplação e meditação.
Como usar o incenso de resina?
Para saber como usar o incenso de resina devemos, em primeiro aspecto, compreender do que são feitos e suas características. Diferentemente dos incensos de vara ou cone, as resinas são extraídas de plantas e, por este aspecto, se comportam de maneira diferente.
A sua queima é mais rápida, liberando aromas de maneira intensa e viva, o que permite perfumar o ambiente de maneira rica e ideal às práticas contemplativas, ritualistas ou de tratamento complementar em aromaterapia.
Confira abaixo o passo a passo e saiba como usar o incenso de resina!
Primeiro passo: prepare o ambiente
A utilização do incenso pode ser vista como um ritual pessoal, com diversos objetivos. Por isso, a preparação do ambiente é crucial. Seja para fins de relaxamento, meditação ou de vínculos místicos.
Assim, certifique-se que o ambiente esteja preparado para a ação do incenso, deixando o espaço organizado, limpo e adequado às práticas ritualistas com os aromas do incenso de resina.
Vale a pena sempre lembrar que, pelo uso do fogo para a defumação, é recomendado afastar objetos inflamáveis do local onde o incenso ficará.
Segundo passo: prepare o carvão
Diferentemente dos incensos de vara ou cone, além da resina, queimar de maneira mais rápida, é necessário também utilizar um indutor de calor como um carvão sobre o qual a resina será depositada.
Você pode acender o carvão com um isqueiro ou, inclusive, utilizar uma das bocas de um fogão para iniciar o processo.
O carvão de resina de incenso deve ser posicionado em algum local propício, de modo que a queima ocorra inteiramente e possibilite que os aromas se espalhem pelo ar. Desse modo, preste atenção na quantidade de resina, o incensário e o ambiente.
Terceiro passo: coloque o carvão no queimador
Deposite o carvão já aceso em um queimador adequado, de modo que as cinzas sejam coletadas, sem se espalhar pelo ambiente. Atualmente no mercado existem diversos queimadores, de modelos e estéticas variadas.
Quarto passo: aguarde o aquecimento
À medida que o carvão se consome, a resina em contato é aquecida e inicia a liberação dos aromas. Aguarde, portanto, o processo de aquecimento do carvão e, quando estiver com uma temperatura ideal, deposite a resina.
Este processo pode variar dependendo da fonte de calor, do carvão utilizado. Convencionalmente, um período de 1 a 2 minutos é o suficiente para que o carvão alcance a temperatura ideal para a queima do incenso de resina.
Quinto passo: adicione a resina e ajuste a quantidade
Ao adicionar a resina sobre o carvão, pela indução do calor, ocorrerá a liberação dos aromas do incenso. No entanto, a quantidade de resina utilizada também é crucial. Recomenda-se uma porção semelhante a uma colher de chá.
Sexto passo: Aproveite o aroma
Neste momento a resina já está liberando o aroma do incenso escolhido e perfumando todo o ambiente. Alguns apreciadores utilizam este momento como prática meditativa, para relaxamento ou atenção.
Outros, ainda, percorrem o espaço realizando um processo de defumação do ambiente. Independente do objetivo de uso do incenso de resina e como usar, é sempre bom lembrar que este momento pode ser encarado como um ritual individual ou coletivo.
Portanto, aproveite o perfume e aroma liberado e vivencie o momento de maneira integrativa, holística e presente.
Os benefícios do incenso de resina
O incenso de resina, como suar e suas aplicabilidades representa um assunto refletido e praticado pela humanidade há milênios. Seja associado as práticas devocionais e ritualistas, ou de introspecção, o incenso de resina é um aliado no cotidiano de seus apreciadores.
Por estes aspectos, os benefícios do incenso abarcam um conjunto de fatores desde a melhoria na qualidade de vida do indivíduo até uma melhor relação energética na casa ou no ambiente em que são utilizados.
· Rituais de purificação, limpeza ou energização do ambiente
· Momentos de acolhimento e vivência coletiva
· Perfumar os ambientes, possibilitando relaxamento ou atenção
· Práticas de meditação, concentração e reflexão intersubjetiva
Durante e após o uso do incenso de resina, o indivíduo pode experimentar sensações de relaxamento, conexão, introspecção meditativa, atenção ou, inclusive, maior energia para a realização de suas atividades.
Desse modo, os benefícios são eminentemente subjetivos e dependem da relação que se estabelece com a prática de incensar o ambiente e nele experimentar a vida em suas diversas facetas: física, espiritual e mental.
A Natureza Divina desenvolveu um catálogo exclusivo de incensos de resina, oferecendo os melhores produtos naturais. Confira nosso catálogo e explore todos os aromas dos incensos de resina com a Natureza Divina!
Conclusão
Neste guia completo e exclusivo da Natureza Divina você aprendeu como usar o incenso de resina, suas propriedades, características e benefícios associados a uma prática milenar, ritualista e, por vezes, devocional.
Os incensos de resina são produtos naturais, extraídos de plantas e se diferem dos incensos de vara ou cone devido à maneira como são utilizados e os resultados obtidos. Como vimos, é necessário acendê-los a partir de um carvão indutor de calor, o que produz a liberação dos aromas pela resina.
A Natureza Divina conta com um catálogo exclusivo de incensos de resina, oriundos de plantas diversas, oferecendo os melhores produtos naturais. Acesse nosso catálogo e confira todo o poder dos aromas com a Natureza Divina!