Lippia alba: para que serve, propriedades, benefícios e uso
Apesar de amplamente consumida e incorporada em práticas populares de tratamento de doenças, algumas pessoas ainda se perguntam sobre a Lippia alba e para que serve essa erva medicinal nativa da América do Sul.
Provavelmente você deve conhecê-la por seus nomes populares: erva-cidreira, falsa-melissa, dentre outros. Mas, você sabe quais são os benefícios já identificados pela farmacologia e como adicionar a Lippia alba em seu cotidiano?
A Natureza Divina elaborou este artigo exclusivo explicando tudo sobre essa erva medicinal, seus benefícios, seus compostos e efeitos positivos à saúde humana.
Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!
O que é Lippia Alba?
Lippia alba, popularmente conhecida como erva-cidreira, é uma planta nativa da América do Sul e Central amplamente consumida e que apresenta propriedades medicinais no tratamento de cólicas, indigestão, dores, dentre outros sintomas.
Pode ser consumida em infusões (chás) de suas folhas e raízes, assim como preparada em banhos ou extratos. Por este aspecto, a sabedoria popular já incorporou a Lippia alba em diversas receitas medicinais e preparos caseiros.
No entanto, cientistas e pesquisadores têm desvendado as propriedades químicas e farmacológicas desta planta endêmica pelo Brasil, sobretudo pela presença de óleos essenciais e seu efeito sedativo, ansiolítico e miorrelaxante.
Qual o nome popular da Lippia alba?
Tendo em vista a larga distribuição da Lippia alba em território brasileiro é comum encontrar variações locais de nomes populares da planta. No entanto, todas são correlatas à espécie pertencente à família das Verbenaceae.
- erva-cidreira de arbusto
- erva-cidreira do campo
- alecrim do campo
- falsa melissa
- cidró ou cidrão
Provavelmente você conhece ou já escutou os nomes populares dessa erva medicinal, mas a Lippia alba para que serve?
Lippia Alba: para que serve?
A utilização medicinal da Lippia alba já é de conhecimento da cultura popular, desde as famosas infusões e chás consumidos em todo o território brasileiro até as aplicações em banhos aromáticos.
No entanto, como apontamos anteriormente, essa erva também é estudada pela farmacologia a fim de se descobrirem e nomearem cada composto químico e suas possíveis utilizações terapêuticas.
Este aspecto demonstra não somente o potencial da Lippia alba na saúde humana, mas também uma confirmação do que os mestres populares já sabiam.
Por exemplo, cientistas já confirmaram a atividade antimicrobiana da Lippia alba em estudos utilizando-se extratos das folhas no combate à Staphylococcus aureus. Do mesmo modo, em teste laboratoriais, pesquisadores identificaram o efeito antioxidante e a presença de estruturas semelhantes à Vitamina E e ao 2-(ter-butil)-4-methoxifenol (BHA).
Propriedades medicinais da Lippia Alba
As propriedades medicinais desta erva abarcam o tratamento de diversas doenças e condições que afligem a saúde humana. Por exemplo:
- resfriados
- náuseas e espasmos
- calmante
- distúrbio hepáticos
- analgésico
- bronquite
- diarréia
Quais os benefícios da Lippia alba?
Até então neste artigo abordamos a Lippia alba e para que serve. Agora, vamos ressaltar também seus benefícios à saúde humana.
Ação calmante: aliviar o estresse, a ansiedade e promover a sensação de relaxamento
A presença de substâncias citral, mirceno e limoneno concede a Lippia alba a ação sedativa e miorrelaxante.
Auxilia na melhoria da digestão, aliviando sintomas como indigestão e gases
A partir de teste com dosagens de 12,5g da planta seca por quilo de infusão, pesquisadores comprovaram a atividade antiulcerogênica, demonstrando o alto potencial na proteção contra úlceras ou lesão gástrica.
Possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação
Pesquisadores da Universidade Complutense de Madrid, Espanha, em levantamento das propriedades terapêuticas da Lippia alba destacam a ação anti-inflamatória da erva.
Contém compostos antioxidantes que combatem os radicais livres
Por inibir a peroxidação lipídica e redução da 1,1-difenil-2-picrilhidrazila (DPPH), essa erva medicinal também combate radicais livres.
Analgésica: contribui para o alívio de dores leves a moderadas
Os óleos essenciais da Lippia alba apresentam quimiotipos, como carvona e b-mirceno, que apresentam efeitos miorrelaxantes, sedativos e analgésicos.
Promove um sono mais tranquilo e reparador
Por suas propriedades sedativas e miorrelaxantes, relacionadas aos quimiotipos presentes na erva terapêutica, a Lippia alba é capaz de auxiliar na regulação e qualidade do sono.
Antiespasmódica: Pode ajudar a reduzir espasmos musculares e cólicas
Dado a presença de óleos essenciais, como o thymol, a Lippia alba apresenta alto potencial antiespasmódico.
Quais são as indicações de uso da Lippia?
Esta erva é indicada, de maneira popular, no tratamento de diversos quadros e sintomas. Por exemplo, dores, náuseas, vômitos, diarreia, dentre outros.
Do mesmo modo, pode ser uma ótima aliada na qualidade do sono e como relaxante, devido a suas propriedades analgésicas, sedativas e relaxantes.
Aproveite e leia também sobre os benefícios e para que serve spirulina.
Como consumir a Lippia Alba?
O consumo da Lippia alba popularmente se dá por meio de chás feitos com suas partes inteiras ou maceradas.
Como fazer o chá da Lippia alba?
O chá, ou infusão da erva, pode ser feito com suas folhas e raízes. Para isso, não há muito segredo. Ferva uma quantidade de água e adicione as partes inteiras ou maceradas da planta.
Qual a dosagem recomendada de Lippia Alba?
Por não apresentar toxicidade significativa, a erva pode ser consumida livremente. Recomenda-se seu uso por infusão de 25g a 50g de folhas por litro de água.
Quais os efeitos colaterais e contraindicações da Lippia Alba?
A farmacologia, até então, identificou potenciais efeitos colaterais somente nas subespécies L. rehmanni e L.javanica, que não correspondem a Lippia alba (Mill.) N.E. Brown consumida e comercializada.
Onde comprar Lippia Alba?
A Natureza Divina é especialista em ervas medicinais e seus benefícios à saúde. Comercializamos a Lippia alba em folhas secas que podem ser preparadas em infusões, assim como aplicadas sobre a pele em local inflamado.
Aproveite e acesse nosso portal e saiba tudo sobre o potencial das ervas medicinais!
Conclusão
Neste artigo você aprendeu sobre a Lippia alba e para que serve esta erva medicinal consumida e empregada de maneira ampla no tratamento de sintomas e doenças pela sabedoria popular.
Como vimos ao longo do artigo, esta erva apresenta propriedades ansiolíticas, anti-inflamatórias, antioxidante, analgésica, dentre outros aspectos já identificados e mapeados pela farmacologia moderna.
Ou seja, uma erva com potencial terapêutico reconhecido e com benefícios à saúde humana que abarcam desde tratamentos contra náuseas, vômitos, até a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
A Natureza Divina é especialista em ervas medicinais, comercializando a Lippia alba e outras ervas de usos terapêuticos.
Acesse nosso portal e confira todos os nossos produtos.