Seja o primeiro a avaliar este produto
Óleo Essencial Aerossol Melaleuca - Phytoterapica - 15ml
Tea Tree (Melaleuca)
O tea tree (Melaleuca alternifolia), ou apenas melaleuca, é uma pequena árvore nativa da Austrália que se assemelha ao cipreste. Encontrada em áreas pantanosas, pode crescer até 6 metros de altura e possui grande vitalidade, pois continua a florescer mesmo quando derrubada; estando pronta para o corte após dois anos. Na Austrália, vem sendo utilizada há séculos; primeiro pelos aborígenes, no tratamento de diversos problemas de pele, e, agora pelos médicos (australianos). Durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive, o tea tree foi incluído nos kits militares de primeiros socorros e em fábricas de munição para tratar de ferimentos dos soldados daquele país. Em 1927, a árvore chegou a Europa, e, logo em seguida, despertou a atenção da população por conta de suas propriedades; em especial antissépticas. Pouco tempo depois, estudos na Austrália, Estados Unidos e França comprovaram a sua eficiência terapêutica, momento em que o tea tree – bem como seu óleo essencial – passou a ser utilizado em massa para os mais diversos fins.
Como usar o Óleo Essencial de Melaleuca?
O Óleo Essencial de Melaleuca pode ser usado de diversas formas, principalmente junto com cremes, máscaras capilares e com argilas, mas também com sinergia com outros óleos corporais. O óleo de Melaleuca também pode ser usado em massagens, banhos, compressas, escalda-pés, inalações, vaporizações, aromatizantes de ambiente, difusores elétricos ou aromatizadores pessoais (colares).
Contraindicações da Melaleuca:
O Óleo de Melaleuca não é considerado tóxico, mas em pessoas hipersensíveis, pode causar dermatite de contato em concentrações acima de 10%. No uso interno, pode causar neurotoxicidade acima de 5ml por isso é apenas recomendado o uso externo.
Aromaterapia
O uso dos óleos essenciais para fins medicinais é conhecido desde a remota antiguidade. Há registros pictóricos de seis mil anos atrás, entre os egípcios, de práticas religiosas associadas à cura de males através destes óleos. De acordo com Tisserand e Young (2014) em “Essential Oils Safety”, os óleos essenciais estão no domínio público por mais de 100 anos e atualmente cerca de 400 óleos são empregados na fabricação de cosméticos, produtos farmacêuticos, alimentos, bebidas, materiais de limpeza e na indústria dos perfumes. Destes, cerca de 100 óleos essenciais são regularmente empregados na aromaterapia contemporânea. A aromaterapia, conforme Jane Buckle (2014) em “Clinical Aromatherapy”, é uma terapia multifacetada que visa proporcionar bem-estar e/ou a cura de enfermidades por meio da utilização dos óleos essenciais.
A palavra “aromaterapia” foi criada por René-Maurice Gattefossé, um engenheiro químico formado pela Universidade de Lyon e um dos primeiros estudiosos das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais. Ela apareceu pela primeira vez na edição de dezembro de 1935 na revista “L’Parfumarie Moderne”, a qual também nomeou uma coluna de artigos escritos por Gattefossé ao longo de 1936. Em seguida, o termo “aromaterapia” foi também bastante utilizado por Marguerite Maury (1961), uma enfermeira, e por Jean Valnet (1976), um médico, que contribuíram imensamente para o avanço (e popularidade) da aromaterapia clínica, demonstrando a sua eficácia no tratamento de várias moléstias. De lá para cá, a aromaterapia se encorpou e ganhou respaldo técnico-científico. Atualmente, ela é bastante popular na Europa, em especial na França e Inglaterra, e vem ganhando cada vez mais adeptos em todas as partes do mundo.
Opções | Frasco com 15 ml |
---|
Ratings & Reviews
Seja o primeiro a avaliar este produto